Mercosul discute acordo de livre comércio com os Emirados Árabes
Durante a reunião do Mercosul, no Paraguai, países membros iniciaram as tratativas de um acordo de livre comércio com os Emirados Árabes
atualizado
Compartilhar notícia
Representantes de países que integram o Mercosul formalizaram o início das negociações para um acordo de livre comércio com os Emirados Árabes. Os termos de referência, firmados durante a reunião do bloco entre os dias 2 e 4 de julho no Paraguai, estabelecem as bases para as discussão e os temas que deverão ser tratados no possível acordo.
O objetivo é derrubar ou reduzir as tarifas alfandegárias e outras barreiras para o comércio entre países membro do Mercosul e os Emirados Árabes. Parcerias semelhantes estão sendo discutidas em relação à China e à União Europeia.
Entre os temas que podem entrar no texto estão a oferta de bens e serviços, barreiras técnicas, medidas fitossanitárias e sanitárias, e propriedade intelectual.
Incentivo ao cinema
Outro ato assinado durante a reunião do bloco está o Acordo de Coprodução Cinematográfica e Audiovisual do Mercosul. O documento foi ratificado por representantes do Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai.
O instrumento busca fortalecer a indústria audiovisual na região e estimular a colaboração entre os países.