Trump decide retirar os Estados Unidos de acordo do clima de Paris
A Casa Branca informou com antecedência a decisão a membros do Congresso
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu retirar o país dos acordos climáticos de Paris. A informação foi confirmada pela agência Associated Press e a rede de TV CNN. O anúncio foi feito durante um pronunciamento ao vivo na televisão, nesta quinta-feira (1º/6). A Casa Branca informou com antecedência a decisão a membros do Congresso e membros de grupos conservadores céticos em relação ao aquecimento global.
Num discurso bastante populista e nacionalista, Trump vinculou o pacto climático a tentativas de solapar a economia americana em benefício de países europeus e nações em desenvolvimento.
“Para proteger o povo americano e seus cidadãos, os Estados Unidos vão se retirar dos acordos do clima de Paris”, disse Trump. “Para renegociar sua entrada, precisamos de termos justos com o povo, as empresas e os contribuintes dos Estados Unidos.”Ainda de acordo com Trump, os Estados Unidos vão interromper todas as implementações não obrigatórias dos acordos de Paris. “As regulamentações do setor energético podem custar 2,7 milhões de empregos até 2025”, disse o presidente. “O acordo de Paris é o último exemplo de como Washington entra em pactos injustos para os trabalhadores americanos. Não é disso que precisamos.”
Uma vez concluída a retirada do pacto de Paris, os Estados Unidos se juntarão à Nicarágua e à Síria como os únicos países que não aderiram ao esforço global para conter as mudanças climáticas que afetam o planeta.