Satélites captam imagens assustadoras de incêndios na Austrália
O número de mortos em decorrência dos incêndios florestais subiu para 23. Mais de 500 milhões de animais foram perdidos para o fogo
atualizado
Compartilhar notícia
Imagens tiradas de satélites no espaço, no sábado (04/01/2020), mostram espessas nuvens de fumaça tóxica que se elevam pela atmosfera com o avanço dos incêndios catastróficos na Austrália.
Algumas imagens foram captadas por satélites da agência espacial americana Nasa e divulgadas no Twitter neste sábado (04/01/2020). As cenas são um comparativo de uma captação feita em 24 de janeiro de 2019 com outra, em 1º de janeiro de 2020 (veja galeria de fotos).
Outras imagens foram captadas pelo Sentinel-2, um satélite do Programa Copernicus, da Agência Espacial Europeia.
As chamas percorrem todo o leste de Gippsland e no Parque Nacional Kosciuszko. As fotos assustadoras mostraram a escala do fogo, que não diminui de intensidade por conta dos ventos fortes e do calor de 46°C.
O número de mortos em decorrência dos incêndios florestais subiu para 23. O primeiro-ministro Scott Morrison informou que foram convocados 3 mil reservistas das Forças Armadas para atuar em incêndios..
Devastação e medo
Segundo o jornal Daily Mail, as autoridades australianas confirmaram que mais de 1.500 casas foram destruídas, com mais de 300 focos de incêndios ainda devastando a terra seca em todo o país.
Em Victoria, a devastação provocada pelos incêndios fizeram as autoridades enviarem ordens de evacuação, uma vez que chamas descontroladas ameaçaram várias cidades.
Atá a noite de ontem, cerca de 24 comunidades foram isoladas, quando a Princes Highway foi fechada entre Orbost, no sul de Victoria, e a fronteira de Nova Gales do Sul (NSW), informou o Herald Sun.
O rio Cann foi evacuado por uma antiga estrada para Orbost, pois um incêndio fora de controle ameaçava vidas e casas. Moradores de Freeburgh, Harrietville, Smoko e Wandiligong também foram informados de que suas casas e vidas estão em perigo devido à propagação de incêndios.
Dos cerca de 100 mil residentes em East Gippsland, 70% fugiram. Residentes de NSW foram convidados a limitar o uso de energia. Por lá, as pessoas foram solicitadas a não ligar máquinas e eletrodomésticos.
No início da manhã deste domingo (05/01/2020), havia o registro de 150 incêndios em Nova Gales do Sul e 50 incêndios em Victoria.
Catastrophic fires are ravaging large swaths of Australia, as seen in this image taken on Jan. 1 by one of our @NASAEarth observation instruments. Fire management officials can use satellite data like this to make life-saving decisions: https://t.co/22UjnM1LRS pic.twitter.com/gf4zeGvnLn
— NASA (@NASA) January 2, 2020
A Landsat image taken Jan. 1 shows thick smoke from wildfires blanketing southeastern Australia, compared with the same area in clear skies on July 24, 2019. Our @NASAEarth satellites provide near real-time data to help detect and map the spread of fires: https://t.co/e8gWlMBhyK pic.twitter.com/USEyd27Le3
— NASA (@NASA) January 3, 2020
Fogo avança
As evacuações estão em andamento e alertas de emergência estão em vigor em NSW, Victoria e Austrália Meridional. Até este domingo (05/01/2020), autoridades registravam:
Nova Gales do Sul
Ao menos 150 incêndios florestais até este domingo.
19 pessoas mortas
3,6 milhões de hectares queimados, maior que o tamanho da Bélgica
Ao menos 1.365 casas destruídas
Victoria
Ao menos 50 queimadas
Duas pessoas mortas, seis desaparecidas
Cerca de 50 queimadas
Mais de 784 mil hectares queimados
330 estruturas destruídas
Sul da Austrália
17 incêndios, quatro importantes
Duas pessoas mortas
Mais de 100 mil hectares queimados
88 casas destruídas
Cerca de 600 propriedades na Ilha Kangaroo permanecem sem energia
Queensland
33 incêndios
250 mil hectares queimados
45 casas destruídas
Austrália Ocidental
Cerca de 35 incêndios, dois de grande importância
1,5 milhão de hectares queimados
Uma casa destruída
Tasmania
23 incêndios, dois de grande importância
30 mil hectares queimados
Duas casas destruídas
Território do Norte
Cinco incêndios florestais em avanço
Cinco casas destruídas
Natureza morta
Os incêndios florestais que ocorrem na Austrália desde setembro já mataram mais de 500 milhões de animais, segundo a Universidade de Sydney. Os especialistas temem que espécies inteiras possam ter sido exterminadas.
Fotos e vídeos assustadores que circulam pela internet mostraram cangurus tentando fugir desesperadamente em meio a grandes paredes de chamas. Equipes de resgate recebem todos os dias, centenas de corpos carbonizados de coalas.
Em meio ao cenário apocalíptico, moradores contam terem visto as aves caindo mortas das árvores, enquanto agricultores fugiam e depois retornavam às suas casas para encontrar apenas a terra queimada e centenas de corpos carbonizados do gado.