Nos Alpes: derretimento de geleira muda fronteira entre Suíça e Itália
Degelo da Glacial Theodul “moveu” uma montanha italiana para o lado suíço. Situação foi alvo de negociações diplomáticas em 2018
atualizado
Compartilhar notícia
A fronteira entre Suíça e Itália está sendo redesenhada devido ao derretimento de uma geleira nos Alpes. O recuo da geleira Theodul, causado pelas mudanças climáticas, é motivo de disputa por terra entre quem mora na região.
O fluxo de água do degelo da Glaciar Theodul determina a divisão entre os dois países. Entretanto, nos últimos anos, o degelo da geleira vem arrastando o divisor a um albergue localizado na montanha italiana Testa Grigia.
A montanha italiana agora está do lado suíço, conforme mostrou reportagem da Agence France-Presse (AFP). Desde então, moradores do Rifugio Guide del Matterhorn contestam mudanças, como, por exemplo, cobranças em moedas do país vizinho.
A situação resultou negociações diplomáticas em 2018. O acordo foi concluído em 2021, mas os detalhes permanecem em segredo e só serão divulgados quando o resultado for aprovado pelo governo suíço, após 2023.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.