metropoles.com

Líder de empresa de petróleo irá presidir a COP28 nos Emirados Árabes

Ambientalistas defendem que há um conflito de interesses no anúncio de Sultan al-Jaber para comandar as negociações durante a COP28

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de Sultan Ahmed al Jaber presidente da COP28 - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Sultan Ahmed al Jaber presidente da COP28 - Metrópoles - Foto: Reprodução

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram, nesta quinta-feira (12/1), o chefe da empresa estatal de petróleo Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc) como líder da Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), que acontecerá no país neste ano.

O ministro da Indústria dos Emirados e enviado especial para as mudanças climáticas do país, Sultan Ahmed al Jaber, comandará as negociações sobre possíveis soluções para combater a emissão de gases de efeito estufa causadas principalmente pela queima de combustíveis fósseis.

A COP28 será realizada em Dubai, entre novembro e dezembro deste ano, e terá pela primeira vez um presidente de uma empresa à frente dos trabalhos na conferência.

Além da gigante petroleira, al Jaber também preside a empresa Masdar, que tem como objetivo trabalhar no desenvolvimento de energia limpa e opera em mais de 40 países.

Conflito de interesses

Em comunicado, o chefe de estratégia política global da Climate Action Network International, Harjeet Singh, declarou que a indicação de al-Jaber representa “um conflito de interesses alarmante e sem precedentes”.

“Não pode haver lugar para poluidores em uma conferência sobre o clima, muito menos para presidir uma COP”, declarou o chefe de estratégia política global da Climate Action Network International.

No Twitter Marcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima, declarou que “contrataram o problema para tomar conta da solução”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?