metropoles.com

Katrina x Harvey: conheça as diferenças entre os dois furacões

O Katrina deixou mais de 1.800 mortos, enquanto o Harvey já tem 35 vítimas, apesar das disparidades os fenômenos possuem semelhanças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jeff Schmaltz/NASA
Jeff Schmaltz/NASA
1 de 1 Jeff Schmaltz/NASA - Foto: Jeff Schmaltz/NASA

Os norte-americanos fazem comparações entre o furacão Katrina, que atingiu Nova Orleans (Lousiana) em agosto de 2005 e o furacão Harvey, que atingiu o Texas na última sexta-feira (25/8).  Ambos possuem semelhanças e algumas diferenças.

O Katrina deixou mais de 1.800 mortos (são 35 mortes já contabilizadas do Harvey) e também paralisou a produção de petróleo o Golfo do México. As imagens das áreas inundadas também são bastante semelhantes.

O prejuízo financeiro deixado pelo Katrina foi estimado em US$ 100 bilhões, neste ponto menor que projeções do Harvey, cujo dano estimado é de US$ 160 bi. O Katrina deixou 3 milhões de pessoas na área metropolitana de Nova Orleans sem energia elétrica.

Na infraestrutura, a comparação entre cidades é contrastante. Houston é a quarta maior cidade americana, em sua área central vivem 2 milhões de pessoas e está acima do nível do mar. Já Nova Orleans tem cerca de 450 mil habitantes em sua região central e está abaixo do nível do mar. Cerca de 80% da cidade ficou inundada.

O furacão Harvey chegou ao Texas na categoria 4, o penúltimo mais perigoso na escala de furacões, mas baixou para categoria 1- tempestade tropical. Mesmo assim, o volume de água despejado foi recorde no país: foram 132 centímetros em cinco dias. Já o Katrina chegou à terra firme na categoria 3 e o volume de água foi de em média 200 mm.

A estimativa é de que 13 milhões de pessoas serão afetadas pelo Harvey até o fim da semana, além do Texas, em Lousiana, Mississippi, Tennessee e Kentucky nos próximos dias.  O Katrina afetou 15 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?