metropoles.com

EUA pressiona para que Bolsonaro assine declaração sobre meio ambiente

Documento está em negociação, e governo Biden espera contar com a assinatura do Brasil, um dos mais importantes países na matéria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Bolsonaro discursa em seminário nos EUA
1 de 1 Bolsonaro discursa em seminário nos EUA - Foto: Alan Santos/PR

Como parte dos resultados esperados para a 9ª Cúpula das Américas, os Estados Unidos querem assinar uma declaração com compromissos na área ambiental e contar com o apoio do Brasil. A declaração foi comentada pelo encarregado de negócios da embaixada americana no Brasil, Douglas Koneff.

Há várias declarações que serão abordadas durante a Cúpula das Américas. Há uma sobre um futuro verde, há uma sobre energia limpa. Os Estados Unidos vão assinar todas essas declarações, e esperamos que todos os outros países também”, disse Koneff em conversa com jornalistas brasileiros na sexta-feira (3/6), na sede da embaixada, em Brasília (DF).

Koneff disse ainda que vai ser discutido como os países das Américas podem avançar regionalmente nos compromissos de Glasgow em matéria de florestas e uso da terra. O Brasil foi um dos signatários dessa declaração na COP26.

O documento previsto para ser assinado na cúpula, no entanto, é objeto de resistência por parte do governo brasileiro, segundo o colunista do UOL Jamil Chade. A gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo ele, estaria achando os compromissos “complicados”. Sem o Brasil, no entanto, o trecho sobre meio ambiente não faria sentido.

Com o tema “Construindo um futuro sustentável, resiliente e equitativo” para o hemisfério ocidental, a edição de 2022 pode acabar esvaziada, porque os Estados Unidos não convidaram países comandados por regimes de esquerda tidos como ditatoriais, a exemplo de Cuba, Venezuela e Nicarágua. A Casa Branca considera fraudulentas as eleições que ocorreram nessas nações e se opõe a seus governos.

Como consequência da exclusão desses países, México, Argentina, Honduras e Bolívia ameaçaram também não comparecer ao evento. O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, foi o primeiro a se opor à exclusão das nações vizinhas, e atrelou seu comparecimento ao convite a todas as nações do continente.

Apesar da ameaça, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, confirmou sua participação na última semana. Segundo a agência de notícias AFP, em seguida o líder argentino recebeu ligação de Biden, e os dois conversaram por cerca de 25 minutos. Fernández foi, inclusive, convidado a visitar Washington em julho, de acordo com comunicado da Casa Branca.

A cúpula teve início nesta segunda-feira (6/6) em Los Angeles, na Califórnia. Bolsonaro vai embarcar para os EUA na quarta (8/6).

Bilateral Biden-Bolsonaro

Bolsonaro ainda deve se encontrar com o presidente dos EUA, Joe Biden, na quinta-feira (9/6), no mesmo local da cúpula. A expectativa no Planalto é que a conversa dure entre 40 e 50 minutos.

Segundo o colunista do Metrópoles Igor Gadelha, o Itamaraty sugeriu a Bolsonaro que aborde com Biden temas como comércio e investimentos, cadeiras regionais de valor, energia, mineração, desenvolvimento sustentável, defesa e fertilizantes.

Diplomatas envolvidos na preparação da viagem explicaram à coluna que a lista dos temas é apenas sugerida ao Planalto, mas a decisão final será do presidente.

Da parte da Casa Branca, os possíveis assuntos devem ser insegurança alimentar, resposta econômica à pandemia, saúde, segurança sanitária e mudanças climáticas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?