metropoles.com

EUA emite alerta por “invasão” de peixe que respira fora d’água

Autoridades pedem que as pessoas capturem, matem e congelem os peixes cabeça-de-cobra. Animais são temidos pelo apetite voraz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
US Geological Survey Archive
cabecadecobra1
1 de 1 cabecadecobra1 - Foto: US Geological Survey Archive

Quinze estados americanos estão em alerta por causa da existência, no meio selvagem, de um predador voraz, com a capacidade de sobreviver fora da água durante alguns dias. As autoridades pedem que os moradores capturem os peixes cabeça-de-cobra (Channa argus) para mapear a disseminação e controlar a reprodução.

“Se você acredita que capturou um peixe cabeça-de-cobra, não o libere. Mate-o imediatamente e congele-o”, dizia o comunicado com instruções do Departamento de Recursos Naturais da Geórgia. Peixes dessa espécie foram encontrados também na Flórida, Nova York, Virgínia, Califórnia, Massachusetts e Maryland.

3 imagens
O peixe Channa Argus é voraz e tem a capacidade de sobreviver por dias fora da água
O animal, originário da China, Rússia e da península da Coreia, foi detectado pela primeira vez nos Estados Unidos no início dos anos 2000
1 de 3

Filhote do peixe cabeça-de-cobra

Georgia DNR
2 de 3

O peixe Channa Argus é voraz e tem a capacidade de sobreviver por dias fora da água

US Geological Survey Archive
3 de 3

O animal, originário da China, Rússia e da península da Coreia, foi detectado pela primeira vez nos Estados Unidos no início dos anos 2000

Reprodução

O animal, originário da China, Rússia e da península da Coreia, foi detectado pela primeira vez nos Estados Unidos no início dos anos 2000. Chegando a medir mais de 80 centímetros, o peixe tem um apetite voraz, devorando peixes, rãs e pequenos lagartos, o que pode se tornar um grande problema na oferta de alimentos para outras espécies. Segundo especialistas, uma vez que aparece em um habitat, é difícil combatê-lo, por causa de sua alta taxa reprodutiva.

O cabeça-de-cobra consegue sobreviver, por dias, fora da água, por possuir pequenas bolsas acima das brânquias que funcionam quase como pulmões. Em terra firme, ele se movimenta dando pequenos saltos e se arrastando. O mecanismo é usado por ele para, por exemplo, passar de um curso d’água a outro, em busca de comida.

O Departamento de Recursos Naturais da Georgia pede para que, se possível, as pessoas façam fotos e registrem dados do local onde o peixe foi capturado. Além disso, deixam claro que, confirmado que se trata mesmo do cabeça-de-cobra, de modo algum devem soltá-lo ou devolvê-lo à água, nem mesmo na terra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?