metropoles.com

COP-25: ONU indica alta de gases do efeito estufa no mundo

Segundo os pesquisadores, o dióxido de carbono (CO2) bateu um novo recorde de concentração em 2018, de 407,8 partes por milhão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Foto colorida mostra emissão de carbono na atmosfera - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra emissão de carbono na atmosfera - Metrópoles - Foto: iStock

A concentração dos principais gases do efeito estufa na atmosfera alcançou um recorde em 2018, conforme anunciou nesta segunda-feira (25/11/2019) a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

No mundo, segundo os pesquisadores, o dióxido de carbono (CO2) bateu um novo recorde de concentração em 2018, de 407,8 partes por milhão (ppm). Ou seja, nível 147% maior do que o pré-industrial de 1750.

A diminuição dos gases do efeito estufa é o compromisso do Brasil para a 25ª Conferência Internacional sobre Mudança Climática (COP-25).

A OMM destacou que o aumento anual da concentração de CO2, que persiste durante séculos na atmosfera e ainda mais tempo nos oceanos, foi superior à taxa de crescimento média dos últimos 10 anos.

A agência afirmou que “não há indícios de desaceleração visíveis” nas emissões dos gases, que são os principais causadores das mudanças climáticas. O documento não traz estatísticas por país.

“Cabe recordar que a última vez que a Terra registrou uma concentração de CO2 comparável foi entre 3 e 5 milhões de anos atrás. Na época, a temperatura era de 2 a 3°C mais quente e o nível do mar era entre 10 e 20 metros superior ao atual”, afirmou o secretário-geral OMM, Petteri Taalas, em comunicado.

O alerta foi divulgado uma semana antes do início da reunião anual da ONU sobre a luta contra a mudança climática, a COP-25, que ocorre de 2 a 13 de dezembro em Madri.

Os quatro maiores emissores de gases do efeito estufa – China, Estados Unidos, União Europeia e Índia – representam 56% das emissões globais. Apenas a UE (9% do total) está a caminho de cumprir, ou até superar, os objetivos.

Meta do Brasil
Na semana passada, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o Brasil alcançará as metas. “Estamos indo bem na redução das emissões [de gases de efeitos estufa] e em todos os aspectos. O que não está indo bem é não receber os recursos prometidos lá de fora, que são essenciais”, ponderou.

O Brasil comprometeu-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% em relação aos níveis de 2005, com uma contribuição indicativa subsequente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030.

O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países para reduzir emissões de gases de efeito estufa. O compromisso ocorreu para frear o aumento da temperatura média global em até 2°C acima dos níveis pré-industriais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?