Astronauta tira foto do “olho do furacão” Ian diretamente do espaço
Fenômeno climático devastador deixou rastro de destruição e mortes por Cuba e pelo oeste da Flórida, nos Estados Unidos, nos últimos dias
atualizado
Compartilhar notícia
O astronauta Bob Hines, da agência espacial norte-americana (Nasa), registrou do espaço o furacão Ian no momento em que ele passava pelo estado da Flórida, nos Estados Unidos, nessa quarta-feira (28/9).
Bob Hines compartilhou em sua conta do Twitter as imagens do olho do furacão.
Confira:
This storm is HUGE! That’s the Mississippi River and New Orleans on the left. It covers the entire Florida peninsula! We could see through the eye just as it was making landfall. Praying for the safety of everyone dealing with #HurricaneIan. 🙏 pic.twitter.com/sZZE9gugea
— Bob “Farmer” Hines (@Astro_FarmerBob) September 28, 2022
“Esta tempestade é ENORME! Esse é o rio Mississippi e Nova Orleans à esquerda. Cobre toda a península da Flórida! Nós podíamos ver através do olho quando estava chegando à terra firme. Orando pela segurança de todos que lidam com #HurricaneIan”, escreveu.
As imagens foram capturadas diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS).
Furacão Ian
O furacão Ian atingiu o oeste de Cuba nessa terça-feira (27/9) e foi em direção à Flórida onde, até o momento, deixou 21 mortos, dezenas de desabrigados e centenas de desaparecidos. Na última quarta-feira (28/9), Ian foi classificado na categoria quatro e se tornou uma tempestade tropical.
A ISS compõe uma rede de observadores que rastreia as atividades naturais em tempo real diretamente do espaço.
Durante a passagem do furacão pela Flórida, o presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou que o Ian é o furacão mais letal da história do estado.
“Os números (…) ainda não são claros, mas recebemos informações que dão conta de uma perda substancial de vidas”, afirmou o líder norte-americano durante uma visita ao escritório da agência federal de combate a desastres naturais em Washington.