Megaterremoto teria contribuído para a queda da cidade de Teotihuacan
Uma nova análise sugere que diversos terremotos violentos podem ter desempenhado papel significativo em antiga cidade do México
atualizado
Compartilhar notícia
No coração do México, a antiga cidade de Teotihuacan continua a ser um mistério fascinante. Esta cidade florescente na primeira metade do primeiro milênio da era cristã enfrentou um declínio abrupto, marcado por incêndios e destruições. Tradicionalmente atribuídos a revoltas, esses eventos devastadores podem ter sido parcialmente causados por um terremoto poderoso, segundo novo estudo.
Teotihuacan é um dos sítios arqueológicos mais icônicos do México. Com imensas pirâmides, construídas durante a era pré-colombiana, a cidade abrigava cerca de 200 mil habitantes no auge. Construída no primeiro século antes de Cristo, Teotihuacan tornou-se uma das maiores cidades do mundo em sua época áurea. Após o ano 600, a cidade sofre uma série de destruições, seguidas de um abandono definitivo. As razões por trás desse declínio são muito discutidas, com teorias variando de problemas interno-políticos e religiosos a desastres naturais e invasões.
Confira a reportagem completa em SoCientífica, parceiro do Metrópoles.