metropoles.com

Médicos estrangeiros agora podem trabalhar nos EUA sem fazer residência

A escassez de médicos nos EUA beira um déficit de quase 6 mil profissionais até 2030

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/MS
Fotografia colorida mostrando médica mexendo em computador-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando médica mexendo em computador-Metrópoles - Foto: Myke Sena/MS

Após escassez de profissionais de Saúde, o Tennessee, estado norte-americano, agora permite que médicos estrangeiros trabalhem nos EUA sem a necessidade de frequentar um programa de residência, através da aprovação da lei HB 1312.

Essa nova legislação torna o Tennessee a primeira unidade estadunidense a permitir tal possibilidade. Durante os dois anos primeiros anos, os médicos estrangeiros trabalharão com uma licença provisória, supervisionados por um profissional já licenciado. Após o prazo, os profissionais receberão as licenças irrestritas.

O especialista em imigração, Vinícius Bicalho, considera que a presença dos imigrantes nos EUA representa um papel importante na economia e sociedade estadunidense. “Atualmente, 13% da população do país é composta por imigrantes”, ressalta Bicalho. “Os EUA estão ávidos por imigrantes qualificados, mas é necessário que a situação legal de quem chega aos EUA esteja em ordem. O mais procurado por esses profissionais qualificados é o visto EB-2NIW, seguido do visto EB-1A”, revela ao Metrópoles.

A escassez de médicos beira um déficit de quase 6 mil profissionais até 2030, sendo que 1.107 são só para cuidados primários. E a falta de mão de obra qualificada não se resume apenas à Saúde, já que, agora, os partidos Democrata e Republicano buscam facilitar a regularização de imigrantes nos EUA.

Semelhança com o Mais Médicos?

Apesar da boa notícia, é importante ressaltar que a lei HB 1312 não busca contratação, como o programa brasileiro Mais Médicos.

“O Mais Médicos é um programa que busca a contratação de médicos pelo governo federal, só que esses médicos habitam especificamente em áreas remotas. Já nos EUA não há nenhum programa de contratação pelo governo norte-americano, o programa visa única e exclusivamente facilitar a obtenção de licença para o exercício da medicina”, explica Bicalho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?