Mauro Vieira discute situação de brasileiros com chanceler do Líbano
O conflito no Líbano voltou a se acirrar com a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah. Mauro Vieira está em Nova York
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu neste sábado (28/9) com o chanceler do Líbano, Abdallah Bou Habib, durante viagem a Nova York, nos Estados Unidos. No encontro, os dois discutiram a situação dos brasileiros no país, que está sob tensão em meio ao conflito entre Israel e o Hezbollah.
Até o momento, dois adolescentes brasileiros morreram em ataques contra cidades libanesas: Mirna Raef Nasser, de 16 anos, e Ali Kamal Abdallah, de 15. Neste sábado, uma ação das forças israelenses matou o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e membros do alto escalão do grupo.
Com o aumento da violência, brasileiros que vivem no país cobram uma atitude mais efetiva do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como mostrou o Metrópoles. A comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas.
Em nota, o governo Lula condenou a escalada das tensões na região e informou que a Embaixada do Brasil em Beirute presta assistência aos nacionais que vivem Líbano. O governo ainda não detalhou qual será o plano de repatriação dos afetados pelo conflito.
O Itamaraty aguarda uma decisão do presidente para iniciar retirada de pessoas da região.