Mau tempo adia primeira missão privada tripulada dos EUA ao espaço
A decolagem estava marcada para às 17h33, no horário de Brasília. A Nasa anunciou que agora o voo deve ser tentado novamente no sábado
atualizado
Compartilhar notícia
A SpaceX, a empresa privada de espaçonaves de Elon Musk (dono da Tesla e fundador do PayPal), por encomenda da Nasa, faria a primeira viagem privada tripulada ao espaço nesta quarta-feira (27/05). A estimativa era de que a decolagem acontecesse às 16h33 no horário local (17h33, no horário de Brasília), a partir do Kennedy Space Centre, na Flórida. Minutos antes da partida, porém, o voo foi adiado, devido ao mau tempo.
Agora, a intenção é realizar a decolagem no sábado (30/05), próxima “janela” .
A missão contará com dois tripulantes, os astronautas norte-americanos Doug Hurley e Bob Behnken. A estimativa é de que eles fiquem no espaço por vários meses na Estação Espacial Internacional. A empresa afirmou que a viagem até a base espacial deve levar cerca de 19 horas.
A Nasa e a SpaceX divulgaram alguns vídeos sobre a missão. ” Junto com @SpaceX, retornaremos o voo espacial humano. Não é apenas um grande dia para nossas equipes, é um grande dia para nosso país”, disse a publicação feita pela Nasa.
Together with @SpaceX, we will return human spaceflight to American soil after nearly a decade. Tomorrow is not only a big day for our teams – it’s a big day for our country. https://t.co/DQ1Taz1vXU#LaunchAmerica pic.twitter.com/JT1zhQDKs2
— NASA (@NASA) May 27, 2020
Falcon 9 and Crew Dragon will lift off from Launch Complex 39A – the same place Saturn V launched humanity to the Moon and from where the first and final Space Shuttle missions lifted off pic.twitter.com/wOSsbCRqi7
— SpaceX (@SpaceX) May 25, 2020
Retomada
A missão Demo-2 será o primeiro voo tripulado rumo à Estação Espacial Internacional a partir dos EUA desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, em 2011. A última vez que uma decolagem tripulada foi realizada a partir dos EUA foi em 8 de junho de 2011.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, estavam no Kennedy Space Center para acompanhar a decolagem da Demo-2. Não se sabe ainda se o casal voltará no sábado para a nova tentativa.