metropoles.com

Masoud Pezeshkian assume a Presidência do Irã após juramento de posse

Novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian tomou posse nesta terça-feira (30/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Getty Images
Presidente do Irã Masoud Pezeshkian - Metrópoles
1 de 1 Presidente do Irã Masoud Pezeshkian - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Getty Images

Mais de 50 delegações estrangeiras chegaram a Teerã, capital do Irã, para participar da cerimônia de posse de Masoud Pezeshkian, que ocorreu na tarde desta terça-feira (30/7) no Parlamento iraniano.

Um número limitado de jornalistas foi autorizado a participar do evento, junto de uma honrosa assembleia que, além de representantes e embaixadores de vários países, incluía figuras iranianas proeminentes, como ministros atuais e antigos, ex-presidentes, altos funcionários do judiciário e clérigos.

Autoridades dos países do BRICS também participaram da cerimônia. Entre eles estavam o ministro sul-africano de Relações Internacionais e Cooperação, Ronald Lamola; o ministro saudita do Interior, Abdulaziz bin Saud bin Naif; e o ministro egípcio das Relações Exteriores, Badr Ahmed Abdel Ati. A notícia foi divulgada pela Mehr News Agency, parceira da TV BRICS.

“Buscaremos um envolvimento construtivo e eficaz com o mundo com base nos princípios de dignidade, sabedoria e conveniência”, declarou Pezeshkian em seu discurso.

Em 28 de julho, o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, entregou formalmente o mandato presidencial a Masoud Pezeshkian em uma cerimônia chamada Tanfiz e entregou ao presidente eleito um decreto conhecido como “decreto de confirmação” ou “decreto de validação”, reconhecendo-o oficialmente como o presidente legítimo do país.

Na cerimônia, Khamenei falou sobre os principais acontecimentos no Irã e no mundo. Ele discutiu o cenário geopolítico atual e apresentou uma visão geral da história moderna do Irã, explicando como o Irã passou a celebrar a posse de seu nono presidente. Em seguida, deu uma série de conselhos sobre como o governo de Pezeshkian deve lidar com questões nacionais e internacionais.

Em 5 de julho, o Irã realizou o segundo turno das eleições presidenciais extraordinárias, que foram iniciadas devido à morte do chefe do Executivo do país, Ebrahim Raisi.

Depois que todas as 30 milhões de cédulas foram processadas, Pezeshkian, que se tornou o nono presidente eleito na história do Irã moderno, obteve 16,3 milhões de votos, 53,6% do total.

Confira outras reportagens como esta em TV Brics, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?