Marinha dos EUA detectou implosão de submarino dias atrás, diz jornal
Barulho foi captado pelo sistema de acústica do navio da Marinha poucas horas após o submersível mergulhar no domingo, com cinco tripulantes
atualizado
Compartilhar notícia
Um navio da marinha dos Estados Unidos havia detectado o som da implosão do submarino da OceanGate dias atrás, segundo divulgou o “The Wall Street Journal” nesta quinta-feira (22/6).
De acordo com a reportagem, o barulho foi captado pelo sistema de acústica da embarcação poucas horas após o submersível mergulhar no domingo (18/6), mesmo dia em que desapareceu com cinco tripulantes.
“A Marinha dos EUA conduziu uma análise de dados acústicos e detectou uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão nas proximidades de onde o submersível Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas”, disse um oficial da Marinha estadunidense ao jornal.
“Embora não sejam definitivas, essas informações foram imediatamente compartilhadas com o Comandante do Incidente para auxiliar na missão de busca e resgate em andamento”, acrescentou o oficial.
Nesta quinta, autoridades dos EUA comunicaram que os cinco tripulantes do submarino da OceanGate morreram após o veículo implodir. O submarino tinha como objetivo fazer uma expedição turística aos destroços do Titanic no Atlântico Norte, que estão a quase 4 mil metros de profundidade.
A confirmação da implosão ocorreu após os destroços achados pelas equipes de busca mostrarem que a cabine que protegia a tripulação da pressão marítima foi perdida. Os destroços foram encontrados a cerca de 500 metros do Titanic.
As autoridades ainda não sabem dizer o momento exato da implosão nem o que causou o acidente.
As vítimas do acidente são:
- Stockton Rush, diretor-executivo e co-fundador da OceanGate;
- Hamish Harding, bilionário britânico dono da empresa de aviação Action Aviation;
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês e vice-presidente da Engro Corporation;
- Sulaiman Dawood, filho de Shahzada Dawood;
- Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e um dos principais especialistas no naufrágio do Titanic.