metropoles.com

Marinha diz que ruído detectado não é de submarino argentino

Segundo porta-voz, análises das gravações indicam que os sons são da vida marinha, não de alguém batendo no casco da embarcação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eitan Abramovich/AFP
submarino
1 de 1 submarino - Foto: Eitan Abramovich/AFP

Após a Argentina detectar um “ruído” na região de busca do submarino ARA San Juan, o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi, afirmou que o som não é da embarcação desaparecida desde a última quarta-feira (15/11).

“O ruído constante não corresponde ao de um submarino. Existe um padrão que deve ser feito com o código Morse. Isto se trata de um rumor constante, talvez biológico”, declarou.

Na segunda (20), o governo informou que dois navios argentinos e bóias especiais lançadas por um avião norte-americano haviam registrado um ruído. O áudio foi gravado e analisado por especialistas. No entanto, Balbi alertou que não queria alimentar “falsas expectativas”.

Na última quarta (15), o submarino argentino desapareceu com 44 tripulantes quando estava no sul do Mar argentino, a 432 quilômetros da costa patagônica do país.

Segundo a Marinha da Argentina, a principal hipótese é que teria acontecido um problema no equipamento de comunicação do submarino. Antes da interrupção do sinal com o comando militar, o submarino argentino havia informado que estava com uma falha em suas baterias.

No sábado (18), as autoridades informaram que sete chamadas foram detectadas em diferentes bases, o que poderia ser uma tentativa de contato realizada pela embarcação. No entanto, as ligações de satélite não foram feitas pelo submarino.

Ao todo, 13 embarcações e 10 aeronaves continuam trabalhando nas buscas, além da ajuda internacional. Governos como Itália, Chile, Brasil, Uruguai, Reino Unido e África do Sul ofereceram suporte. A Marinha italiana coordena atividades de pesquisas para auxiliar nas buscas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?