metropoles.com

Mapa mais antigo do mundo tem mais de 2 mil anos e cita Arca de Noé

Criado entre 2,6 mil e 2,9 mil anos atrás, mapa revela representações da Mesopotâmia, criaturas e terras míticas e referências a arca de Noé

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
The British Museum
Foto colorida do mapa mais antigo do mundo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do mapa mais antigo do mundo - Metrópoles - Foto: The British Museum

O mapa mais antigo do mundo, provavelmente criado entre 2,6 mil e 2,9 mil anos atrás, durante o Império Neobabilônico, foi, finalmente, decifrado após séculos de estudos. Feito sobre uma tábua de argila, o mapa apresenta a Babilônia como o centro de tudo. Os desenhos e escritas revelam representações da Mesopotâmia e do Rio Eufrates, criaturas e terras míticas, e fazem referências à versão babilônica da história bíblica da arca de Noé.

O mapa, de 12,2cm por 8,2cm, foi descoberto em 1881, pelo arqueólogo Hormuzd Rassam, durante uma escavação em Sippar, no Iraque. No ano seguinte, ele foi adquirido pelo Museu Britânico, que o estuda desde então.

Nele, é possível ver uma representação aérea da Mesopotâmia. A tábua possui, ainda, vários parágrafos em escrita cuneiforme – forma de escrita mais antiga conhecida – no seu verso e acima do diagrama dos desenhos do mapa, que descrevem a criação da Terra e o que seu escritor acreditava existir além dela.

6 imagens
1 de 6

The British Museum
2 de 6

The British Museum
3 de 6

The British Museum
4 de 6

The British Museum
5 de 6

The British Museum
6 de 6

The British Museum

Apesar de fragmentado, os pesquisadores conseguiram reconstruir grande parte do seu conteúdo, que traz representações da Mesopotâmia e do Rio Eufrates. O mapa inclui territórios envolvidos pelo chamado “Rio Amargo”, que provavelmente se refere ao oceano.

A parte superior do mapa é descrita como um local “onde o Sol não é visto”. O autor do mapa ainda colocou, no bloco de argila, o que ele acreditava que havia fora do seu mundo, como diversos monstros e criaturas míticas.

“O texto no início do mapa parece ser uma descrição dos habitantes, divinos, humanos, animais ou monstruosos, das áreas além da terra, sejam as oito “regiões” ou o “Rio Amargo” ou talvez o submundo ou águas do submundo”, descreve o Museu Britânico.

Arca de Noé

A tábua ainda faz referência à versão babilônica da história bíblica da Arca de Noé.

Os antigos babilônios acreditavam que os restos da arca, construída em 1.800 antes de Cristo, por sua versão de Noé – chamado Utnapishtim ou Atrahasis – estavam além do “Rio Amargo”, na parte de trás de uma montanha, a mesma em que a Arca de Noé caiu, de acordo com a Bíblia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?