metropoles.com

Manifestantes saem às ruas contra suspensão de referendo na Venezuela

O protesto é contra a suspensão do referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christian Veron/Reuters
Opposition supporters take part in a rally against Venezuela’s President Nicolas Maduro’s government in Caracas
1 de 1 Opposition supporters take part in a rally against Venezuela’s President Nicolas Maduro’s government in Caracas - Foto: Christian Veron/Reuters

Dezenas de milhares de manifestantes saíram às ruas de Caracas e das principais cidades da Venezuela, nesta quarta-feira (25/10)  para protestar contra a suspensão do referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro. Chamada de “tomada da Venezuela” pela coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD), a manifestação teve confronto com a polícia em ao menos duas cidades: Mérida e Cumaná. Em Caracas, a Polícia Nacional Bolivariana (PNB) tentou vetar parcialmente o acesso à avenida onde se concentram os manifestantes.

Líderes da oposição, como o ex-candidato presidencial Henrique Capriles e o presidente da Assembleia Nacional, Henry Ramos Allup, prometeram ir ao Palácio de Miraflores, sede do executivo, no dia 3 para pressionar Maduro a aceitar o referendo. “Nos roubaram o direito de votar”, disse Capriles. “Se não pudermos votar, passamos a outra etapa.”

Vestidos de branco e com bonés nas cores da bandeira venezuelana, os manifestantes saíram de sete pontos da capital venezuelana com direção à Avenida Francisco Fajardo, a principal via expressa da cidade, que liga oeste da capital ao leste. Em alguns desses pontos, a PNB ergueu barreiras para impedir a passagem dos manifestantes. No oeste da cidade, perto do Palácio de Miraflores, chavistas se reuniram para prestar apoio a Maduro, que convocou para esta tarde uma reunião do Conselho de Defesa do país, formado pela Justiça Eleitoral, Ministério Público, do Poder Judicial e Legislativo.

“Maduro tem que ir embora. Chega de passividade. Temos de pressionar”, disse a engenheira Kleina Campos, de 41 anos.  “Estamos na rua e aqui ficaremos até que haja uma resposta desse governo”, disse o publicitário Victor Jiménez, de 63.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?