Manifestante dos “coletes amarelos” morre na França
País enfrenta duas crises: protestos e atentado terrorista
atualizado
Compartilhar notícia
Um manifestante do movimento “coletes amarelos” de 23 anos de idade foi atropelado por um caminhão e morreu nesta quinta-feira (13/12), em Avignon, na França, informou a emissora BFM TV.
O motorista, um homem de 26 anos, está detido e será mantido sob custódia. Com isso, sobe para seis o número de mortos nas manifestações dos “coletes amarelos”, iniciadas em meados de novembro contra o aumento no preço do combustível.
Os protestos ganharam repercussão e atraíram também eleitores descontentes com as políticas econômicas e sociais do presidente Emmanuel Macron.
Para se manter no governo e tentar acalmar os ânimos, Macron anunciou, nesta semana, uma série de medidas, como um aumento de 100 euros no salário mínimo, isenções fiscais e a manutenção do preço do combustível. Mesmo assim, uma parte dos líderes dos “coletes amarelos” insiste em continuar os protestos.
Nessa quinta, o governo fez um apelo para que os “coletes amarelos” fossem solidários e evitassem novas manifestações nos próximos dias, devido ao atentado terrorista contra um mercado de Natal em Estrasburgo, na última terça-feira (11/12), que deixou ao menos três mortos e 16 feridos.
Em meio a duas crises políticas, as forças de segurança da França têm sido obrigadas a atuar em dobro por todo o país.