metropoles.com

“Mandato” sem poder de Juan Guaidó é “estendido” na Venezuela

Parlamentares venezuelanos cujo mandato oficial já acabou reconduziram Guaidó à presidência “encarregada”. EUA ainda apoiam opositor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida de Juan Guaidó, autodeclarado presidente da Venezuela
1 de 1 Imagem colorida de Juan Guaidó, autodeclarado presidente da Venezuela - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Parlamento da Venezuela, que não é reconhecido pela ditadura de Nicolás Maduro, decidiu reconduzir o líder oposicionista Juan Guaidó ao cargo de “encarregado da Presidência”, que é reconhecido pelos Estados Unidos e por outros países que são críticos ao regime chavista, mas não dá poder na prática.

Guaidó está nesse cargo desde janeiro de 2019, mas não conseguiu desestabilizar o regime de Maduro e acabou perdendo o apoio de aliados importantes, como a União Europeia. Na noite dessa segunda-feira (3/1), seu nome foi aprovado pelos parlamentares para seguir nessa presidência sem poder até janeiro do ano que vem.

O problema de legitimidade de Guaidó é agravado pelo fato do mandato dos parlamentares que o “reelegeram”, além do seu próprio, já ter terminado. Os parlamentares foram eleitos em 2015 e deveriam seguir como representantes populares até janeiro do ano passado, mas seguem se reunindo como fórum oposicionista.

“O presidente da Assembleia Nacional atuará como encarregado da presidência com o propósito de defender a democracia e dirigir a proteção dos ativos do Estado no exterior”, informa comunicado emitido pelo Parlamento.

Em discurso postado em suas redes sociais, Guaidó disse: “Temos resistido como sociedade à ditadura e construído as bases que necessitamos para recuperar nossa democracia. Nosso objetivo segue intacto”.

A chancelaria norte-americana no país sul-americano reconheceu a recondução de Guaidó. Veja post do embaixador dos EUA no país:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?