metropoles.com

Malásia autoriza entrega de corpo de Kim Jong-nam à Coreia do Norte

Irmão do ditador norte-coreano Kim Jong-un morreu após ser atacado no aeroporto de Kuala Lumpur por duas mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
kim jong-nam
1 de 1 kim jong-nam - Foto: Reprodução/Twitter

O governo da Malásia anunciou nesta quinta-feira (30/3) que autorizou a entrega à Coreia do Norte do corpo de Kim Jong-nam, meio-irmão mais velho do líder norte-coreano, Kim Jong-un, que foi assassinado na capital malaia Kuala Lumpur em 13 de fevereiro. As informações são da agência espanhola EFE.

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse que as autoridades norte-coreanas, por sua vez, autorizaram que nove malaios que estavam retidos em Pyongyang desde fevereiro retornassem à sua pátria. O governante malaio indicou que os nove cidadãos “saíram da capital norte-coreana hoje e chegarão a Kuala Lumpur amanhã”.

“Nós vamos permitir agora que os norte-coreanos (no país) deixem a Malásia. Além disso, após concluir a autópsia do corpo e receber um pedido de sua família requerendo que os restos mortais sejam devolvidos à Coreia do Norte, foi autorizada a devolução do corpo”, afirmou Najib.

Investigação
Kim Jong-nam morreu após ser atacado no aeroporto de Kuala Lumpur por duas mulheres, uma indonésia e uma vietnamita, que esfregaram no rosto da vítima um pano com um potente agente tóxico.

“O nosso governo acredita firmemente nos princípios de justiça e soberania. Nossa investigação policial neste grave crime em solo malaio prosseguirá. Ordenei que fossem adotadas todas as medidas possíveis para levar os culpados à Justiça”, disse o primeiro-ministro em comunicado.

A Malásia mantém as duas mulheres na prisão, acusadas de assassinato, e procura sete norte-coreanos, dos quais quatro já fugiram do país e os outros três acredita-se que estão escondidos na Embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur.

Kim Jong-nam nasceu em 1971 da relação entre o líder norte-coreano, Kim Jong-il, e sua primeira concubina, a atriz Song Hye-rim. O atual líder norte-coreano, Kim Jong-un, nasceu em 1984 do mesmo pai e sua última consorte, Ko Yong-hui.

O irmão mais velho era considerado como o melhor posicionado para herdar a chefia do regime norte-coreano, mas caiu em desgraça em 2001. Nos últimos anos, ele vivia exilado na China, principalmente em Macau, de onde atraiu a atenção em 2012 por criticar Pyongyang e seu sistema de sucessão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?