Compartilhar notícia
A Malásia enviou à Rússia uma carta de solicitação de adesão aos Brics, informou o Primeiro-Ministro do Estado do Sudeste Asiático, Anwar Ibrahim. Os russos ocupam a presidência rotativa dos Brics em 2024.
“A Malásia enviou uma carta de solicitação à Rússia, que preside o Brics [em 2024], para se juntar ao grupo, expressando sua disposição em se tornar um país-membro ou parceiro estratégico”, destacou a autoridade malaia.
No domingo (28/7), Ibrahim teve uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov. Segundo o ministro malaio, a conversa se concentrou especialmente na candidatura da Malásia para o Brics, o que teria um “potencial significativo para ambos os países”.
Durante a conversa, os lados também discutiram “o fortalecimento dos laços em áreas-chave, como investimento e comércio, ciência e tecnologia, agricultura, educação, turismo e cultura, entre outras”, informou a agência de notícias Bernama.
O premiê acrescentou que já havia conversado anteriormente sobre a expansão dos Brics com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Confira outras reportagens da TV Brics, parceiro do Metrópoles.