Mais estados nos EUA aprovam a legalização da maconha para uso recreativo
Oregon aprovou o porte de pequenas quantidades de drogas pesadas, como cocaína, heroína e LSD
atualizado
Compartilhar notícia
Os americanos aprovaram, nessa terça-feira (3/11) – em meio às eleições presidenciais –, a legalização da maconha para uso recreativo em ao menos quatro estados: Nova Jersey, Arizona, Dakota do Sul e Montana.
Já o uso medicinal da cannabis foi aprovado em Dakota do Sul e no Mississippi. Até então, a maconha era legalizada em outros 11 estados e no distrito de Colúmbia. Agora, ela poderá ser usada em um terço do país.
“Essas vitórias contribuirão muito para desfazer os danos da proibição da maconha. Mas precisamos ir além da reforma da legislação”, disse a diretora-executiva do Drug Policy Alliance, Kassandra Frederique, em nota (aqui).
Além disso, os eleitores do Oregon decidiram por descriminalizar o porte de pequenas quantidades de drogas pesadas – como cocaína, heroína e LSD. O estado é o pioneiro a descriminalizar o uso geral das drogas.
Segundo a Medida 110, do Oregon, as pessoas flagradas com pequenas quantidades de drogas para uso pessoal terão a opção de pagar multa de US$ 100 ou comparecer a centros de recuperação de dependência gratuitos.
“Esta iniciativa inovadora abre um caminho melhor a seguir – ao invés de prender e encarcerar pessoas por drogas, oferecerá ajuda àqueles que precisam e desejam”, disse a diretora executiva do Drug Policy Alliance.