metropoles.com

Mais de 80 ONGs da França anunciam saída do X no dia da posse de Trump

As 87 organizações e sindicatos afirmam estar cientes de que, ao deixar o X, estarão perdendo um canal importante para promover suas ações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
ONG France Terre d’asile
1 de 1 ONG France Terre d’asile - Foto: Reprodução/X

Mais de 80 associações francesas, incluindo a Liga dos Direitos Humanos (LDH), France Terre d’asile (França Terra de Asilo) e Emmaüs France, anunciaram nesta quarta-feira (15/1) no jornal Le Monde que deixarão o X (antigo Twitter) em cinco dias. Para elas, a plataforma, sob a direção do bilionário Elon Musk, se tornou “um sério perigo”

Na declaração, as 87 organizações e sindicatos que atuam na luta contra a exclusão social, pela solidariedade, defesa do meio ambiente, das liberdades públicas e da liberdade de imprensa, afirmam estar cientes de que, ao deixar o X, estarão perdendo um canal importante para promover suas ações e sensibilizar a população.

“Mas esse instrumento, que no início podia ser visto como um novo espaço de liberdade de expressão, se tornou um grave perigo para a liberdade de expressão e para o respeito à dignidade das pessoas”, ressaltam organizações como a organização de luta pelo direito dos imigrantes Cimade, as associações pelo meio ambiente France Nature Environnement e Greenpeace França, e a de defesa dos direitos de pessoas com deficiência APF France Handicap.

Elas criticam especialmente “a ausência de moderação e o ajuste dos algoritmos”, que, segundo elas, favorecem a proliferação de conteúdos de ódio, teorias conspiratórias e negacionismo climático.

As organizações também convidam “todas as pessoas que se preocupam com suas causas” a “deixar o X de maneira massiva”, mas informam que continuarão a se comunicar por meio de outras plataformas de redes sociais, como Bluesky e Mastodon.

Dia da posse de Trump

Anúncios de abandono do X no dia 20 de janeiro, data da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que nomeou Elon Musk para liderar o ministério de “eficiência governamental”, vêm se multiplicando nas últimas semanas. Na França, organizações sindicais ou de saúde pública, como a Assistance publique-hôpitaux de Paris, que reúne 38 hospitais, órgão de imprensa e o Memorial de Caen, sobre a Segunda Guerra Mundial, também anunciaram sua saída.

Na Europa, mais de 60 universidades da Alemanha e Áustria anunciaram, no dia 10 de janeiro, sua retirada da plataforma, preocupadas com os desvios antidemocráticos do X.

Diante das acusações de espalhar desinformação e não alocar recursos suficientes para moderar as interações, Elon Musk defende uma visão radical da liberdade de expressão e rejeita qualquer forma de censura.

Leia mais reportagens como essa no RFI, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?