Mais de 6 milhões de residências são afetadas por apagão na Argentina
Segundo jornal, cerca de 40% das residências da Argentina ficaram sem luz a partir das 16h desta quarta-feira (1º/3)
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 6 milhões de residências da Argentina ficaram sem eletricidade na tarde desta quarta-feira (1º/3), após a usina nuclear Atucha I enfrentar problemas. O apagão aconteceu por volta das 16h (horário local), durante uma onda de calor, e atingiu 20 milhões de pessoas.
Segundo o jornal “La Nación”, cerca de 40% das residências do país foram afetadas pelo apagão. De um total de 15,8 milhões, mais de 6 milhões de domicílios ficaram sem energia na tarde desta quarta.
A Secretaria de Energia argentina alegou que os problemas foram causados por um incêndio próximo à uma linha de transmissão entre Campana e General Rodríguez. As chamas afetaram o funcionamento da usina nuclear e resultaram em falhas em cadeia no sistema que abastece toda a Argentina.
“As causas das falhas originais no sistema interligado serão investigadas pelo Ministério da Energia. O trabalho está sendo feito rapidamente para resolver esse problema”, explicaram as autoridades em declaração.
A empresa responsável pelo sistema de energia argentina alegou que o termômetro marcava 35º C no momento do incêndio. As entidades que cuidam do sistema elétrico no país estimam que o serviço da Atucha I deve voltar a normalidade em até 48h.