Mais de 21 mil mortos: família turca é salva 101 horas após terremoto
Seis pessoas de família turca vítimas de terremoto foram resgatadas. Até esta sexta (10/2), 21 mil pessoas morreram na Turquia e na Síria
atualizado
Compartilhar notícia
As equipes de resgate na Turquia e na Síria trabalham no salvamento de vítimas do terremoto que atingiu a região na última segunda-feira (6/2), apesar de o trabalho ser dificultado pelo clima frio. Foi assim que seis pessoas de uma mesma família turca foram retiradas de escombros nesta sexta-feira (10/2).
O resgate aconteceu na cidade de Iskenderun, ao sul da Turquia. Eles passaram 101 horas embaixo dos restos de um prédio que caiu por causa do terremoto.
De acordo com Murat Baygul, trabalhador de busca e resgate em entrevista à agência de notícias Associated Press, as seis pessoas ficaram “amontoadas” em um pequeno bolsão deixado na estrutura desmoronada.
Confira vídeo das condições de resgate divulgado pela agência Anadolu, da Turquia:
#LIVE: Search and rescue teams are trying to pull a total of 9 people, including a family of 6, from the rubble of a 5-story apartment building in Iskenderun district of Hatay province https://t.co/Stw7EipzYb
— ANADOLU AGENCY (@anadoluagency) February 10, 2023
A notícia é um pequeno acalento diante do número de mortos no desastre que atingiu os dois países. Até a manhã de hoje, foram registradas 18.342 mortes na Turquia e 3.377 na Síria, chegando a um total de mais de 21 mil vítimas.
O número de mortos em território turco superou a triste marca do terremoto de 1999 em Istambul. Naquele ano, um abalo sísmico com magnitude 7,6 fez cerca de 18 mil mortes. O local é propenso a grandes tremores. Em 1939, mais de 32 mil pessoas morreram em um terremoto de magnitude 7,8 no nordeste do país.