metropoles.com

Mais de 200 pessoas perderam a visão em protestos no Chile

As vítimas foram atingidas por balas de borracha ou chumbo disparadas por policiais nas manifestações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudio Santana/Getty Images
protestos-chile
1 de 1 protestos-chile - Foto: Claudio Santana/Getty Images

Devido à onda de intensos protestos que estão ocorrendo no Chile, uma associação médica do país anunciou na quinta-feira (14/11/2019) que ao menos 230 pessoas perderam parcial ou completamente a visão. O motivo seriam tiros com espingarda de pressão disparadas por policiais durante as manifestações, que ocorrem há um mês. As informações são da agência Deutsche Welle.

De acordo com o oftalmologista Patricio Meza, vice-presidente do Colégio Médico do Chile, ao menos 50 pessoas precisarão de olhos protéticos. “Isso significa que o paciente não apenas perdeu a visão, mas também o olho”, afirmou. A idade média entre os atingidos, informou a associação, é de 30 anos.

“Estamos enfrentando uma verdadeira crise de saúde, uma emergência de saúde, já que em poucos dias, em três semanas, tivemos o maior número de casos envolvendo complicações oculares graves devido a tiros no olho”, complementou Meza. À agência, o especialista explicou que os integrantes de segurança pública estão “atirando a 90 graus, ou seja, diretamente no rosto”.

Com o alto número de vítimas, o Instituto Nacional de Direitos Humanos (INDH) chileno repudia a violência dos protestantes, mas, sobretudo, do uso “indiscriminado” de espingardas de pressão pela tropa de choque.

Na madrugada desta sexta (15/11/2019), o Congresso Nacional aprovou um plano para a criação de uma nova Constituição, que substituirá a atual, promulgada durante o regime militar de Augusto Pinochet em 1980. Um plebiscito será realizado em abril de 2020 para a formulação de uma nova Carta Magna.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?