metropoles.com

Mais de 100 mil imigrantes chegaram à Europa pelo Mediterrâneo em 2017

A Itália é o principal lugar de chegada de pessoas nesta condição. Mais de 85,1 mil desembarcaram no país desde 1º de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Militare
resgate refugiados imigrantes mar mediterrâneo
1 de 1 resgate refugiados imigrantes mar mediterrâneo - Foto: Marina Militare

O número de imigrantes e refugiados que cruzaram o Mar Mediterrâneo desde 1° de Janeiro deste ano totalizou 101 mil, menos de metade das pessoas que fizeram a travessia por mar para a Europa no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4/7) pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). As informações são da agência de notícias Télam.

A Itália é o principal país de chegada de imigrantes e recebeu nos primeiros seis meses deste ano mais de 85,1 mil de pessoas nesta condição. Em seguida vem a Grécia, que recebeu no mesmo período 9,3 mil, revertendo a tendência de 2016. No ano passado, chegaram pelas ilhas gregas 158,5 mil imigrantes e pela Itália 71,2 mil pessoas.

Uma das principais razões para esta mudança é que a Turquia era o país de partida mais utilizado para se chegar à Grécia. No entanto, as saídas de barcos com imigrantes a partir da Turquia caiu drasticamente após um acordo entre o governo turco e a União Europeia, firmado em março do ano passado para conter o fluxo de imigrantes.

As estatísticas da OIM também consideraram as mortes registradas na tentativa de tavessia do Mediterrâneo, na maioria dos casos da Líbia para a Itália. Desde o início do ano, morreram 2.501 pessoas nesta rota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?