“Maior batata do mundo” fica fora do Guinness Book por ser uma cabaça
Casal acreditou ter colhido a maior batata do mundo em fazenda na Nova Zelândia; mas o Guinness disse se tratar de outro tubérculo
atualizado
Compartilhar notícia
Colin Crag-Brown e a esposa, Donna, donos de uma pequena fazenda na Nova Zelândia, eram candidatos a entrar para o livro dos recordes como proprietários da maior batata do mundo, colhida em seu quintal. De acordo com as regras do Guinness Book, porém, a batata chamada “Doug” é, na verdade, uma espécie de cabaça.
O agricultor, que havia atingido o tubérculo com uma enxada em agosto do ano passado, falou que o alimento tinha o gosto e aparência de uma batata, lembrando, entretanto, que nunca provou uma cabaça.
“O que se pode dizer?”, questionou. “Nós não podemos dizer que não acreditamos, porque demos a eles o DNA para ser testado”. Depois de meses enviando fotos e preenchendo papeladas, o casal recebeu as más notícias por um e-mail na última semana.
“Querido Colin, infelizmente, a espécime não é uma batata e é, na verdade, um tubérculo de uma espécie de cabaça. Por essa razão, nós teremos que desqualificar a aplicação”.
O tubérculo, porém, se transformou em uma celebridade local depois que o casal passou a postar fotos no Facebook com chapéus e acessórios em Doug.
Ele foi pesado com 7,9 quilos em um estabelecimento local, equivalente a dois sacos de batatas, ou um cachorro pequeno. O verdadeiro recorde é de 2011, de uma batata com pouco menos de 5 kg encontrada no Reino Unido.
Doug, que permanece no freezer da família, ocupa um lugar especial no coração do casal. “Eu digo bom dia para ele sempre que vou pegar algumas salsichas. Ele é um cara legal”, disse Colin. “Sempre que os netos nos visitam, eles dizem: “Podemos ver Doug?”. Ele é a maior não-batata do mundo”.