Mahmoud Ahmadinejad registra candidatura à presidência do Irã
Após anos afastado da política do Irã, o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad se inscreveu para concorrer à presidência do país novamente
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad se registrou nesse domingo (2/6) para concorrer às eleições presidenciais do país no próximo dia 28 de junho. O pleito acontece após a morte de Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero no último mês.
Ahmadinejad, 67 anos, se inscreveu no Ministério do Interior ao lado de outros candidatos a ocupar o posto de presidente do país. A chegada do ex-presidente ao local foi celebrada por apoiadores, segundo agências de notícias, apesar de ele estar afastado da política do Irã há alguns anos.
O político linha dura foi presidente do Irã entre 2005 e 2013, mas caiu no ostracismo politico por conta de sua administração, lembrada por problemas econômicos e o aumento das tensões com o Ocidente ligadas ao programa nuclear iraniano.
Em 2017, Ahmadinejad ainda chegou a se inscrever para concorrer as eleições daquele ano, mas foi impedido pelo Conselho dos Guardiões, órgão que valia todos os possíveis candidatos no país.