metropoles.com

Maduro pune e expulsa vários militares opositores das forças armadas

Decisão foi divulgada nesta sexta-feira (2/3), com data de 28 de fevereiro, na qual se indicam as sanções contra 24 integrantes da FANB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Miguel Gutierrez/Agência Lusa
Imagem colorida mostra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com o dedo em riste - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com o dedo em riste - Metrópoles - Foto: Miguel Gutierrez/Agência Lusa

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rebaixou ou expulsou da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) mais de 20 militares que manifestaram publicamente seu descontentamento com o governo e que, segundo considerou o chefe do estado, incitaram à rebelião.

A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (2/3) pela Gazeta Oficial do país, com data de 28 de fevereiro, na qual se indicam as sanções contra 24 integrantes da FANB “por ter tentado por meios violentos mudar a forma republicana da Nação”.

No decreto, os militares são acusados de ter “criado estado de desequilíbrio e soçobra, ter atentado contra a liberdade e a independência da Nação, e ter feito uso indevido, desmesurado e desproporcional de armas de guerra pondo em perigo a independência e soberania da Nação”.

Estas sanções englobam 13 altos cargos militares como os generais Raúl Isaías Baduel, preso desde 2009; Antonio Rivero, dirigente no exílio do partido Vontade Popular (VP); o ex-ministro Hebert García Plaza, e o capitão Juan Caguaripano, que invadiu um quartel no ano passado.

A Gazeta indica que para este grupo de 13 homens a sanção “implicará necessariamente na perda do grau e condecorações nacionais” sem que se estabeleça expressamente a expulsão de algum deles do corpo militar.

Por outro lado, o outro grupo de 11 sancionados é integrado por jovens soldados aos quais Maduro ordenou expulsar e afastar da FANB.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?