Maduro ordena reabertura de fronteira venezuelana com a Colômbia
Presidente do país vizinho anunciou que as passagens para a Colômbia no estado de Táchira serão liberadas a partir deste sábado
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Nicolás Maduro autorizou a reabertura da fronteira da Venezuela com a Colômbia no estado de Táchira, na parte oeste do país, a partir deste sábado (08/06/2019). “No exercício pleno da nossa soberania, ordenei a abertura dos postos na fronteira com a Colômbia no estado de Táchira, a partir deste sábado”, escreveu o chefe de Estado no Twitter.
A fronteira entre os dois países estava fechada desde 22 fevereiro deste ano. A decisão, naquele momento, foi comunicada pela vice-presidente do país, Delcy Rodríguez. Ele justificou o bloqueio estava sendo feito devido às “sérias e ilegais ameaças do Governo da Colômbia contra a paz e a soberania da Venezuela”.
A oposição venezuelana já havia anunciado que pretendia levar à força ajuda humanitária internacional para dentro do país a partir da fronteira entre Táchira e Santander, na Colômbia.
Desde então, a passagem por três das quatro pontes que ligam Colômbia e Venezuela naquela área estava restrita. Apenas pessoas com razões médicas ou estudantes podiam cruzá-las. A Venezuela compartilha fronteira com a Colômbia em outras duas regiões, nas quais as passagens de pedestres estão sendo realizadas com as mesmas restrições que vinham sendo aplicadas em Táchira.