metropoles.com

Maduro rejeita ideia de Lula sobre novas eleições na Venezuela

Nicolás Maduro criticou a sugestão de Lula sobre a realização de uma nova eleição na Venezuela, e pediu respeito a soberania do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula e Maduro - Metrópoles
1 de 1 Lula e Maduro - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nicolás Maduro criticou a ideia de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a realização de nova eleição na Venezuela, e voltou que a comunidade internacional respeite a soberania do país. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (15/8), durante conversa com jornalistas.

O líder chavista foi questionado sobre as últimas declaração do presidente brasileiro, e respondeu que os problemas da Venezuela, “de qualquer tipo, são resolvidos entre os venezuelanos, com suas instituições, leis e com sua Constituição”.

Maduro foi adiante, e relembrou as alegações de fraude por parte de Jair Bolsonaro (PL) depois de perder as últimas eleições presidenciais do Brasil. De acordo com o líder chavista, a atitude da oposição liderada por María Corina Machado é semelhante a do ex-presidente brasileiro.

“No Brasil o presidente Bolsonaro, de extrema-direita, aliado da extrema-direita fascista da Venezuela, também alegou fraude e não aceitou a derrota”, disse Maduro.

Ao relembrar o episódio, o presidente venezuelano pediu que a comunidade internacional deixe as instituições da Venezuela decidirem sobre a eleição do último dia 28 de julho, assim como aconteceu no Brasil na época.

“E foi o tribunal brasileiro que decidiu. E Ninguém na Venezuela falou, do nosso governo, e acho que no mundo, pediu qualquer coisa. Mas o tribunal decidiu. Palavra sagrada do tribunal do Brasil. É um assunto brasileiro”, disse.

A sugestão de Lula, que ventilou a possibilidade da realização de uma nova eleição na Venezuela pela primeira vez na última quinta-feira (8/8), foi apoiada pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, rejeitou a ideia e decidiu abandonar as negociações com Petro e Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?