metropoles.com

Maduro liga para Lula e discute crise com Guiana em torno de Essequibo

Presidente da Venezuela tem defendido a anexação de 70% do território da Guiana ao país vizinho, na região conhecida como Essequibo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Maduro, ditador da Venezuela, e Lula
1 de 1 Maduro, ditador da Venezuela, e Lula - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma ligação do mandatário da Venezuela, Nicolás Maduro, na manhã deste sábado (9/12). Os líderes conversaram sobre a crise em torno da anexação de parte do território da Guiana.

Em comunicado, o governo federal detalhou que petista mencionou a preocupação dos países sul-americanos com o aumento das tensões entre a Venezuela e a Guiana. O presidente Lula tem defendido o aumento do diálogo na América Latina e o predomínio da paz na região.

“O presidente Lula transmitiu a crescente preocupação dos países da América do Sul sobre a questão de Essequibo. Expôs os termos da declaração sobre o assunto aprovada na Cúpula do Mercosul e assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile”, informou o Palácio do Planalto. O petista também ressaltou que medidas unilaterais podem levar a uma escalada na situação.

Maduro quer diálogo

No início da tarde deste sábado (9/12), o presidente da Venezuela deu a entender que mudou a postura quanto ao tema e falou que a Guiana terá de “sentar e conversar” sobre a região com o governo dele.

“Guiana e [a empresa] ExxonMobil terão de sentar para conversar conosco, o Governo da República Bolivariana da Venezuela. De alma e coração, queremos paz e entendimento. Que o mundo escute, com o Acordo de Genebra, tudo”, escreveu Maduro, no perfil do X.

Mencionada por Maduro, a multinacional ExxonMobil é uma empresa norte-americana que explora petróleo e gás natural no território da Guiana. A companhia tem sede no Texas, nos Estados Unidos.

No fim de setembro, o presidente da Venezuela acusou os EUA de usar a petroleira para exercer o controle sobre Essequibo.

Em 3 de dezembro, o governo venezuelano convocou um referendo, e a maioria dos votantes aprovou a proposta de anexação da região de Essequibo — que corresponde a 70% do território da Guiana.

2 imagens
Mapa da região em disputa entre Venezuela e Guiana
1 de 2

Presidente Nicolás Maduro convocou referendo

Reprodução/VTV CANAL 8
2 de 2

Mapa da região em disputa entre Venezuela e Guiana

Editoria de Arte/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?