metropoles.com

Venezuela: Maduro assume 3º mandato sob acusação de fraude eleitoral

Nicolás Maduro foi empossado para um terceiro mandato presidencial na Venezuela e fica no poder até o fim de 2030

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alfredo Lasry R/Getty Images
Maduro
1 de 1 Maduro - Foto: Alfredo Lasry R/Getty Images

Nicolás Maduro conseguiu mais uma vez. Mesmo cercado de críticas quanto à legitimidade de sua suposta vitória nas urnas, o herdeiro político de Hugo Chávez foi empossado para um terceiro mandato como presidente da Venezuela, prevendo ficar no mais alto cargo do país até o final de 2030. O evento que marcou a manutenção do chavismo no poder aconteceu nesta sexta-feira (10/1).

O político venezuelano chegou à Assembleia Nacional da Venezuela por volta das 11h30 (10h30, no horário local) para prestar juramento e assumir a presidência diante do poder legislativo do país.

Na posse, Maduro prometeu cumprir todas as obrigações constitucionais em seu novo período presidencial e prometeu que seu mandato seria marcado por “paz, prosperidades, igualdade e a nova democracia”.

“Juro pela história, juro pela minha vida, e assim cumprirei”, declarou o líder chavista.

Em seu discurso, Maduro voltou a recorrer à retórica anti-imperialista, e disse que sua suposta vitória veio da vontade popular.

“Eu não fui eleito como presidente pelo governo dos Estados Unidos, nem pelos governos pró-imperialistas da direita latino-americana, não foi eleito pela oligarquia. Venho do povo, sou do povo, e meu poder emana da história e do povo, e ao povo devo minha vida completa, em corpo e alma”, disse Maduro diante de autoridades locais e estrangeiras que acompanharam a cerimônia.

Polêmicas

Desde o fim de julho de 2024, quando as eleições venezuelanas foram realizadas, a vitória de Nicolás Maduro tem sido contestada pela oposição e grande parte da comunidade internacional. A principal queixa é a de que autoridades da Venezuela, sob o domínio do chavismo, não apresentaram as atas eleitorais que poderiam comprovar a reeleição do atual presidente do país.

Com o aumento da pressão pela divulgação dos resultados das urnas, Maduro adotou a retórica de que a Venezuela estaria sendo alvo de um esforço internacional para interferir no país. Por isso, ele adotou diversas medidas polêmicas, como o rompimento de relações diplomáticas com países que contestaram sua vitória, e também prendeu estrangeiros em território venezuelano, acusados de serem mercenários.

A oposição venezuelana também viu a repressão aumentar na mesma medida em que a pressão contra o chavismo crescia.

Isso forçou Edmundo González, adversário político de Maduro nas últimas eleições, a deixar a Venezuela e buscou asilo político na Espanha após ser alvo de uma ordem de prisão. A dias da posse presidencial, uma recompensa de US$ 100 mil foi oferecida pela captura do ex-embaixador.

De julho de 2024 a janeiro deste ano, os registros são de aumento na repressão e perseguição no país. Segundo a Missão Internacional Independente de Investigação de Fatos da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1,8 mil pessoas estão presas na Venezuela por motivos políticos.

O último dos casos aconteceu a um dia da posse, quando a oposição denunciou a prisão de María Corina Machado na capital Caracas. Após ficar cerca de 1 hora desaparecida, a opositora de Maduro foi solta. 

Opositor promete retornar

Mesmo com uma quantia milionária por sua captura, Edmundo González prometeu retornar à Venezuela para assumir o Palácio de Miraflores nesta sexta-feira, após se exilar na Espanha.

Até o momento, no entanto, não há informações sobre a presença do opositor de Maduro na Venezuela.

Sua última localização conhecida foi a República Dominicana, onde se reuniu com autoridades locais na esteira de um giro internacional pela América Latina e Caribe.

Em atualização.

 

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?