Maduro e presidente da Guiana trocam presentes: “Diálogo e paz”
Nicolás Maduro e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, se encontraram durante a cúpula de líderes da Celac, no Caribe
atualizado
Compartilhar notícia
Após um período de tensão, os presidentes Guiana, Irfaan Ali, e da Venezuela, Nicolás Maduro, se encontraram nesta sexta-feira (1º/3), durante a 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
É a primeira vez que os líderes dos dois países se reúnem desde a escalada na disputa pelo território de Essequibo, região rica em petróleo que o venezelano ameçou tomar do país vizinho.
O presidente guianês presentou Maduro com um rum caribenho e uma medalha. O líder da Venezuela, por sua vez, entregou uma caixa cheia de produtos locais para Ali. Ao final, os dois trocaram um aperto de mão em tom amistoso.
O vídeo do encontro foi publicado na rede social do presidente venezuelano. “O caminho é o diálogo e a paz!”, escreveu Maduro.
Veja o registro:
Essequibo
Em novembro do ano passado, houve uma escalada na tensão entre os dois países, que disputam a região de Essequibo.
A Venezuela aprovou um plebiscito sobre a anexação da parcela ao seu território. O governo do presidente Nicolás Maduro chegou a divulgar um mapa de como ficaria a região indexada.
Representantes dos dois países tiveram uma reunião em 25 de janeiro, com mediação do ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira. No encontro, ambos concordaram em buscar uma solução para o conflito de forma pacífica.
A disputa tem origem no século 19. À época, a Guiana era colônia britânica. O território ficou delimitado ao leste do Rio Essequibo, mas expandiu para a porção oeste da área, já parte da Capitania Geral da Venezuela (antigo nome).