Em sigilo, Maduro chega na Rússia para cúpula dos Brics
Maduro foi convidado por Putin para a cúpula dos Brics, mas presença do presidente da Venezuela no evento ainda era incerta
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou à Rússia nesta terça-feira (22/10) para participar da 16ª cúpula dos Brics. Ao lado da esposa, Cilia Flores, o líder chavista desembarcou na cidade de Kazan, onde é realizado o encontro.
Durante o desembarque, Maduro conversou com repórteres que estavam no local, e disse que o objetivo de sua participação no evento é contribuir para a “construção de um mundo novo”. Esta é a primeira vez que um presidente da Venezuela participa do encontro dos Brics.
“Já somos parte da engrenagem dessa engenharia do mundo multipolar que está nascendo, e viemos compartilhar a experiência de luta histórica do povo da Venezuela, viemos compartilhar nossos sonhos e nossas esperanças de um mundo sem colonialismo”, declarou o presidente venezuelano.
Nessa segunda-feira (22/10), a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, e o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, já haviam chegado na Rússia para participar do encontro.
Apesar de ter sido convidado por Vladimir Putin para participar do evento, em agosto deste ano, a presença de Maduro na cúpula dos Brics ainda era incerta.
A inclusão de novos países no bloco é um dos principais assuntos que cercam a cúpula deste ano. A Venezuela é uma das nações postulantes a novo membro dos Brics, mas a situação ainda é incerta.