metropoles.com

Macron se opõe ao acordo Mercosul-UE: “Inaceitável”

O presidente francês reforçou, mais uma vez, a oposição francesa ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Lula e Macron
1 de 1 Lula e Macron - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou, nesta quinta-feira (5/12), a representantes da União Europeia que o projeto de acordo comercial entre a União Europeia e os países do Mercosul é “inaceitável do jeito que está”, segundo nota divulgada pelo Palácio do Eliseu.

“Continuaremos a defender incansavelmente nossa soberania agrícola”, acrescentou a presidência francesa, em uma mensagem publicada no X.

O acordo tem encontrado forte oposição dentro do setor agrícola na França.

Em meio aos embates, a França conseguiu obter o apoio da Polônia contra o acordo e também poderia contar com a Itália. Ainda não está claro se uma frente de poucos países conseguirá impedir que a Comissão Europeia finalize as negociações.

Na quarta-feira, o porta-voz da Comissão para Assuntos Comerciais do bloco europeu, Olof Gill, admitiu que o processo de ratificação de todo o acordo do lado europeu ainda não havia sido definido.

“Qualquer acordo comercial deve ser ratificado, mas existem diferentes opções quanto ao tipo de processo de ratificação. Existem precedentes de diferentes tipos de acordos”, disse.

A posição relativa ao acordo dentro da UE não é unificada, pois países como Espanha, Portugal e Alemanha estão pressionados pela conclusão do acordo o mais rápido possível. Em contrapartida, França e Polônia não escondem sua insatisfação com a iniciativa.

O projeto tem como objetivo eliminar a maior parte das taxas alfandegárias entre a UE e o Mercosul, para criar um mercado comum de mais de 700 milhões de consumidores.

O acordo também tem um capítulo político e outro sobre cooperação e investimentos. Em junho de 2019, os dois blocos anunciaram que haviam alcançado um acordo político que nunca foi ratificado pelo lado europeu.

Com informações do RFI, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?