Macron garante que resultado das eleições na França será respeitado
Aliança de esquerda Nova Frente Popular foi a mais votada na França, segundo projeções, seguida por bloco de Macron e pela extrema direita
atualizado
Compartilhar notícia
O Palácio do Eliseu, residência oficial da presidência da república da França, emitiu um comunicado neste domingo (7/7) em que o presidente Emmanuel Macron promete respeitar o resultado das eleições legislativas antecipadas que aconteceram no país.
Projeções já indicam a vitória da aliança de esquerda Nova Frente Popular. O bloco do presidente Macron ficou em segundo lugar e o de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN), representado por Marine Le Pen, ficou em terceiro, segundo a projeção.
“No papel de guardião de nossas instituições, o presidente garantirá que a escolha soberana do povo francês seja respeitada. Em conformidade com a tradição republicana, ele aguardará a estruturação da nova Assembleia Nacional antes de tomar as decisões necessárias”, diz trecho do comunicado.
Os votos começaram a ser contados por volta das 15 horas no horário de Brasília. Apesar de ainda não ter o resultado oficial, as projeções já estão sendo consideradas pelos políticos do país.
As eleições legislativas na França registraram a participação de 59,71% dos eleitores até às 17 horas, taxa mais elevada desde 1981, segundo o Ministério do Interior da França.