Macron liga para Lula para falar sobre Janja e Venezuela
O presidente da França, Emmanuel Macron, elogiou a posição do Brasil, Colômbia e México sobre as questões em torno das eleições na Venezuela
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da França, Emmanuel Macron, ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para conversar sobre as questões em torno das eleições na Venezuela e agradecer a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na abertura das Olimpíadas de Paris.
Em conversa com Lula, o francês elogiou a posição do Brasil, Colômbia e México emitida em nota conjunta na última quinta-feira (1º/8), onde os três Estados cobraram “verificação imparcial” dos votos da eleição presidencial realizada na Venezuela, que supostamente reelegeu Nicolás Maduro.
De acordo com o Palácio do Planalto, Macron também elogiou a posição do Brasil de estimular o diálogo entre o governo de Maduro e a oposição venezuelana, que contesta o resultado do pleito.
Na conversa, Lula chegou a reiterar o compromisso brasileiro com a busca de uma “solução pacífica” entre as partes, reforçando que é necessário respeitar a soberania do povo venezuelano.
Além disso, o presidente francês agradeceu a presença de Janja na abertura dos Jogos Olímpicos de 2024. Em resposta, o petista agradeceu o carinho de Macron e da primeira-dama da França, Brigitte Macron, na recepção à delegação brasileira.