metropoles.com

Machismo marca comportamento de torcedores na Copa

A preocupação antes dos jogos começarem, era com o racismo e com a homofobia russa, mas são estrangeiros que causam vergonha por atitudes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
1 de 1 - Foto: Reprodução

Antes de a Copa do Mundo começar, havia muita preocupação quanto a possíveis comportamentos racistas e homofóbicos da torcida russa, mas, até aqui, as ocorrências são relacionadas ao machismo e ao assédio sexual, principalmente por parte de estrangeiros.

O caso mais notório é o do grupo de brasileiros cercando uma jovem, em vídeo nas redes sociais, fazendo-a repetir frases relacionadas ao seu órgão sexual, sem que ela soubesse seu real significado. Três torcedores – Luciano Gil Mendes Coelho, Diego Jatobá e Eduardo Nunes – já foram denunciados e podem responder criminalmente na Rússia.

Em outro episódio, uma jornalista da agência alemã “Deutsche Welle”, Julieth González Therán, foi beijada à força e apalpada no seio enquanto fazia uma transmissão sobre a abertura da Copa do Mundo. O agressor não foi identificado.

Além disso, nesta quarta-feira (20/6), um funcionário brasileiro da companhia aérea Latam, Felipe Wilson, foi demitido após ter feito um vídeo pedindo para mulheres repetirem a frase “eu quero dar a boceta para vocês”.

Práticas semelhantes foram adotadas por torcedores colombianos e argentinos, provocando até uma manifestação de repúdio do Ministério de Relações Exteriores de Bogotá. “Convidamos os compatriotas que levam a camisa tricolor e representam milhares de colombianos no Mundial da Rússia a fomentar o respeito e rechaçamos os maus comportamentos”, disse a pasta.

Mas os problemas não ficam circunscritos ao machismo. Outro brasileiro, Lucas Marcelo Andrade, gravou um vídeo no qual mostra um menino dizendo frases como “Eu dou para o Neymar” e “Eu sou um filho da p…”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?