metropoles.com

Lula vai ao México para posse de Sheinbaum e deverá falar de Venezuela

Lula viaja no domingo (29/9) para participar da cerimônia de posse de Claudia Sheinbaum, primeira mulher eleita presidente no México

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida do presidente Lula em discurso na ONU - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula em discurso na ONU - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, neste domingo (29/9), para o México a fim de acompanhar a posse da nova mandatária do país, Claudia Sheinbaum. A cerimônia está marcada para a terça-feira (1º/10).

Na segunda-feira (30/9), Lula tem reuniões com o atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, e com Sheinbaum – as agendas serão privadas e separadas.

Há expectativa de que o petista debata com os líderes mexicanos a situação da eleição na Venezuela. Dois meses depois do pleito, as autoridades venezuelanas ainda não mostraram provas que corroborem com o anúncio de reeleição de Nicolás Maduro.

O principal opositor dele, Edmundo González, está na Espanha após sofrer “pressões, coações e ameaças”, conforme relatou nas redes sociais.

Além da Venezuela, a visita deve ser pautada pela inclusão feminina na política, já que Sheinbaum é a primeira presidente mulher eleita no país, e pela discussão de questões ambientais.

Ainda no dia 30, o chefe do Executivo brasileiro participa de um fórum empresarial e, de noite, janta com membros do governo mexicano na Cidade do México.

A programação de Lula na terça-feira inclui a presença na posse de Sheinbaum até o começo da tarde. Na sequência, ele segue para um almoço no Palácio Nacional. Depois das festividades, o petista retorna ao Brasil.

Não há previsão de assinatura de atos, como é praxe em visitas internacionais desse tipo, mas o mandatário brasileiro deve convidar a nova presidente do México para visitar o país no próximo ano.

Quem é Sheinbaum

Do mesmo partido do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, Claudia tem 61 anos e foi prefeita e secretária de Meio Ambiente da Cidade do México.

A presidente eleita é engenheira com especialização em energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ela, inclusive, já trabalhou no Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima.

A líder do Movimento Regeneração Nacional (Morena) sempre manteve em paralelo sua vida política e acadêmica. Em 1999, recebeu um prêmio da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) de melhor jovem pesquisador em engenharia e inovação tecnológica. Na Unam, começou sua carreira política no movimento estudantil, que fundou o Partido Revolução Democrática.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?