metropoles.com

Lula se solidariza com vítimas do terremoto na Turquia e na Síria

Terremoto com 7,8 graus de magnitude atingiu região e foi sentido em países como Grécia e Israel. Ao menos 2 mil pessoas morreram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 31 de janeiro de 2023 - Metrópoles
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 31 de janeiro de 2023 - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às vítimas do terremoto de grande magnitude que devastou a Turquia e a Síria, na manhã desta segunda-feira (6/2). Ao menos 2 mil pessoas morreram e outras 7 mil ficaram feridas após a tragédia nos dois países, segundo estimativas de autoridades locais.

Acredita-se que centenas de pessoas ainda estejam presas sob os escombros, enquanto equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas em toda a área. Forças de segurança locais também encontram dificuldades em estimar o número de vítimas nas regiões que não são controladas pelo governo sírio.

Veja:

A organização Capacetes Brancos, da Síria, mostrou um dos resgates de sobreviventes. Veja:

Congresso

O presidente do Congresso Nacional Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também se solidarizou com as vítimas do desastre. Nas redes sociais, o senador desejou que os governos atuem de maneira rápida para viabiliar a ajuda humanitária internacional aos atingidos.

“Em nome do Congresso Nacional, solidarizo-me com o povo turco e com os cidadãos sírios em razão da tragédia que se abateu sobre os países, na esteira dos terremotos que causaram mais de 2 mil mortes e deixaram milhares de feridos. Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas. Que os governos se mobilizem rapidamente para que a ajuda humanitária internacional chegue o mais rápido possível aos atingidos.”, escreveu Pacheco.

Feridos

O vice-presidente turco, Fuat Oktay, afirmou que cerca de 900 edifícios acabaram destruídos nas províncias de Gaziantep e Kahramanmaras. Um hospital desabou em Iskanderoun, que fica às margens do Mediterrâneo.

“Infelizmente, ao mesmo tempo, também estamos enfrentando condições climáticas extremamente severas”, apontou Oktay. A Turquia passa por uma situação de nevascas e fortes tempestades.

Houve pelo menos seis tremores secundários. O governo pede que as pessoas não entrem nos prédios danificados. “Nossa prioridade é resgatar as pessoas presas sob prédios em ruínas e transferi-las para hospitais”, disse o ministro do Interior, Süleyman Soylu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?