Lula se pronuncia sobre tentativa de golpe de estado no Peru
Lula lamentou que o governo do Pedro Castillo tenha terminado em uma tentativa de golpe, resultando em um processo de impeachment
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou sobre a tentativa de golpe de estado ocorrida no Peru, nesta quarta-feira (7/12). Por meio de nota, Lula lamentou que o governo Pedro Castillo tenha chegado ao fim em um golpe de estado, resultando em um processo de impeachment.
“É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional”, disse.
Lula afirmou que o Peru e a América do Sul precisam de diálogo, tolerância e convivência democrática, “para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos”.
Lula ainda desejou um bom governo para Dina Boluarte, a quem chamou de “presidenta”. Ele também prometeu que o governo que assume o Brasil em 2023 trabalhará para “reconstruir a integração regional, para o que a amizade entre o Brasil e o Peru é fundamental”.
A declaração ocorre após Dina Boluarte, vice-presidente do Peru, se tornar a primeira mulher na Presidência do País, após a destituição do Pedro Castillo.
O presidente, que sofreu um processo de impeachment às pressas nesta quarta-feira (7/12), tentou implementar no país um estado de exceção a partir de um golpe de estado, além dissolver o parlamento e convocar novas eleições.
Horas depois do anúncio, o parlamento destituiu Castillo, e a polícia o prendeu pela tentativa de golpe de estado, que é inconstitucional.
O governo de Castillo, que Boluarte integrou na vice-presidência e no Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social, foi eleito em 2021, com uma plataforma de esquerda.