metropoles.com

Lula homenageia policial que morreu protegendo embaixada na Tunísia

Na semana passada, o policial trabalhava na segurança da Embaixada do Brasil na Tunísia quando foi esfaqueado e morto por um invasor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fachada do Palácio do Itamaraty 3
1 de 1 Fachada do Palácio do Itamaraty 3 - Foto: null

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (27/6) um decreto que presta uma homenagem ao primeiro-tenente Yassine Mohamed El Habib Thabet, da Polícia da Tunísia. Na semana passada, o agente foi esfaqueado e morto dentro da Embaixada do Brasil no país.

O decreto assinado pelo presidente admite Yassine Thabet, a título póstumo, na Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no grau de Oficial, e é um reconhecimento do governo brasileiro, segundo o Planalto, pelos atos de bravura do primeiro-tenente tunisiano na defesa da embaixada brasileira durante o cumprimento de suas obrigações.

O Ministério das Relações Exteriores também se manifestou, na ocasião, sobre o crime que vitimou o militar tunisiano. Veja o texto:

“O governo brasileiro lamenta profundamente o falecimento hoje, 19 de junho, de policial tunisiano que atuava na segurança da Embaixada do Brasil em Túnis, em decorrência de ataque por arma branca, por pessoa estranha à Embaixada que se encontra detida e sob investigação.

A embaixada está em contato com as autoridades tunisianas para esclarecer as circunstâncias do incidente. Foi providenciado o reforço da segurança da representação brasileira, inclusive de servidores e funcionários. Ao repudiar o ataque, o governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família e aos amigos da vítima”.

O crime

De acordo com informações obtidas pelo g1, Yassine Mohamed El Habib Thabet fazia a segurança da Embaixada quando um homem invadiu o local e o esfaqueou. O acusado, também tunisiano, foi baleado e detido pelo crime.

Não se esclareceu qual teria sido o motivo do ataque, tampouco, se o caso se tratou de terrorismo. A embaixada brasileira foi isolada para investigação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?