Lula encontra secretário-geral da ONU para falar sobre energia limpa
António Guterres, secretário-geral da ONU, discursou na Assembleia das Nações Unidas por uma transição energética rápida e justa
atualizado
Compartilhar notícia
Nova York – Antes de discursar na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (24/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Em pronunciamento, Guterres se disse “honrado de trabalhar com o presidente Lula para o máximo de ambição, aceleração e cooperação” e revelou que os dois haviam “acabado” de se reunir.
O secretário falou sobre o fim dos combustíveis fósseis, um grande poluente, e alertou para que a transição energética seja “rápida e justa”.
“Até ano que vem, todo país deve apresentar uma contribuição de energias”, afirmou.
Guterres comentou ainda sobre a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que será sediada no Azerbaijão em novembro deste ano.
“A COP29 está logo aí e deve entregar uma nova meta de finança. Devemos contornar uma situação maluca, continuamos prestigiando os poluidores que acabam com a terra, enquanto pessoas comuns arcam com o preço da mudança climática”, disse.
Ainda nesta manhã, Lula fará o tradicional discurso brasileiro inaugural dos trabalhos em Nova York, nos Estados Unidos.
O presidente brasileiro deverá ser seguido pelo mandatário dos Estados Unidos, Joe Biden, que chega ao evento com menos prestígio por ter saído da corrida eleitoral do país.