Lula é destaque na imprensa internacional
Alguns dos jornais mais importantes do mundo, como The New York Times, The Guardian, Le Monde, deram destaque para a nova fase da Operação Lava Jato, cujo foco é o ex-presidente Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O mundo inteiro repercurte a notícia de que o ex-presidente Lula foi levado para depor a respeito da investigação da Operação lava jato nesta sexta-feira (4/3). “Lula” foi o termo mais popular no Twitter, de acordo com a rede social, no mundo inteiro às 11h15, horário de Brasília. Os termos “Petrobras” e “Congonhas” estavam entre os dez mais usados. Em Nova York, o Lula leva o segundo lugar nos tópicos mais discutidos no Twitter. O primeiro lugar, ironicamente, fica para o seriado House of Cards.
Confira as manchetes internacionais.
O correspondente do “New York Times” no Brasil, Simon Romero, descreve como “colossal” o esquema do petrolão. No Twitter, Romero escreve, “Não precisa nem dizer: dia intenso no Brasil. Lula, o político mais elevado do país, é detido para interrogação.
Needless to say, intense day in Brazil: Lula, country’s most towering politician, held for questioning https://t.co/T1TX47n6BV
— Simon Romero (@viaSimonRomero) March 4, 2016
O jornal britânico “The Guardian” diz que esta “dramática nova fase” da Operação lava jato botará pressão na presidente Dilma Rousseff, “cuja situação já está difícil, devido a pedidos de impeachment, uma recessão econômica e a epidemia do zika vírus.”
A reportagem da BBC traz uma foto da demonstração em frente à casa do ex-presidente.