metropoles.com

Lula critica ONU e diz que Sul Global está sub-representado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou neste domingo (22/9) na abertura da Cúpula do Futuro, evento paralelo à ONU, em Nova York

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem mostra Lula falou da incapacidade dos países da ONU em resolver o conflito entre Ucrânia e Rússia - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra Lula falou da incapacidade dos países da ONU em resolver o conflito entre Ucrânia e Rússia - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nova York  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, neste domingo (22/9), o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e disse que o Sul Global está sub-representado no órgão. No discurso na abertura da Cúpula do Futuro, em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), Lula focou na defesa da reforma da governança global. O encontro, que antecede a 79ª Assembleia das Nações Unidas, foi convocado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

“A maioria dos órgãos carece de autoridade e meios de implementação para fazer cumprir suas decisões. A Assembleia Geral perdeu sua vitalidade e o Conselho Econômico e Social foi esvaziado. A legitimidade do Conselho de Segurança encolhe a cada vez que ele aplica duplos padrões ou se omite diante de atrocidades”, disse Lula.

Em seguida, o presidente afirmou que as instituições de Bretton Woods desconsideram as prioridades e as necessidades do mundo em desenvolvimento. “O Sul Global não está representado de forma condizente com seu atual peso político, econômico e demográfico.”

Lula ainda tocou no tema da sustentabilidade, afirmando que os níveis atuais de redução de emissões de gases do efeito estufa e financiamento climático são insuficientes para manter o planeta seguro. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram o maior empreendimento diplomático dos últimos anos e caminham para se tornarem nosso maior fracasso coletivo”, apontou.

Em trecho final do discurso, que acabou cortado pela transmissão oficial por exceder o tempo, Lula defendeu: “Precisamos de coragem e vontade política para mudar, criando hoje o amanhã que queremos”.

Leia aqui a íntegra do discurso.

Lula em NY

Lula está em Nova York para participar da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Ele permanecerá em solo norte-americano até a próxima quarta-feira (25/9), onde tem compromissos e reuniões bilaterais. Um dos encontros será com o francês Emmanuel Macron.

A visita de Lula ocorre em meio às queimadas que assolam grande parte do Brasil, além do período de estiagem histórica do país.

Na Cúpula do Futuro, é esperado que os representantes das nações assinem um pacto com compromissos para o futuro, relacionados a temas como desenvolvimento sustentável, paz e segurança internacionais, ciência, tecnologia, dentre outros.

Aliança contra a Fome

No discurso, Lula ainda citou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será lançada pela Presidência brasileira no G20. “Naturalizar a fome de 733 milhões de pessoas seria vergonhoso”, disse ele.

O presidente também fez menção à possibilidade de o mundo conviver com ameaças nucleares e disse ser “inaceitável” regredir a um mundo dividido em fronteiras ideológicas ou zonas de influência.

Acompanharam o discurso de Lula na Sede das Nações Unidas, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja; os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Marina Silva (Meio Ambiente); e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); além do assessor especial da Presidência, Celso Amorim.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?