metropoles.com

Lula conversará com presidente do Egito sobre guerra e meio ambiente

Lula terá uma reunião com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. Depois, farão um pronunciamento juntos à imprensa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência
Imagem colorida de presidente Lula, com avião presidencial atrás, na chegada ao Cairo, no Egito - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de presidente Lula, com avião presidencial atrás, na chegada ao Cairo, no Egito - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma agenda cheia nesta quinta-feira (15/2), com autoridades no Egito. O chefe do Executivo chegou à capital Cairo na quarta-feira (14/2).

Nesta quinta, Lula se encontrará com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, para uma reunião de acordos bilaterais e um almoço. Depois, ambos farão uma declaração conjunta à imprensa, no início da manhã pelo horário brasileiro.

Os presidentes deverão discutir a guerra entre Israel e o grupo Hamas, da Palestina, as mudanças climáticas, e cooperações em áreas como comércio, educação e defesa.

No fim de 2023, o Egito teve um papel importante ao ceder uma passagem, na região de Rafah, para que brasileiros e familiares pudessem escapar da Faixa de Gaza, enclave do conflito armado entre Israel e Hamas.

A guerra começou em outubro e segue sem resolução, apesar de diversas reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição criticada por Lula pela ausência de medidas mais práticas contra o conflito. A “reforma das organizações internacionais” também é uma pauta prevista entre Lula e Al-Sisi.

Após a reunião com o presidente egípcio, o petista visitará a sede da Liga dos Estados Árabes, no Cairo, e será recebido pelo secretário-geral da organização. Um dos objetivos do grupo, composto por mais de 20 países, é a mediação de conflitos da área. Outro foco é o fortalecimento das relações políticas, econômicas, sociais e culturais.

De noite, Lula embarcará para a capital da Etiópia, Adis Abeba, onde comparecerá à 37ª Cúpula da União Africana e fará reuniões com outros líderes mundiais a partir de sexta-feira (16/2). O chefe do Executivo ficará no país até sábado (17/2) e o retorno para o Brasil está previsto entre os dias 19 e 20 deste mês.

O petista chegou ao Egito na manhã de quarta-feira (14/2) e tirou o dia de folga para conhecer as pirâmides de Gizé, acompanhado da primeira-dama Janja. Eles também visitaram a Esfinge e um novo museu, que ainda não está aberto ao público, ao lado das pirâmides.

Pela rede social X (antigo Twitter), Lula falou ainda ter conversado “sobre o apoio dos egípcios na recuperação do Museu Nacional e seu acervo que pegou fogo em 2018”.

3 imagens
Lula e Janja em visita à Esfinge, no Egito
Lula e Janja no museu ao lado das pirâmides de Gizé, no Cairo, Egito
1 de 3

Janja e Lula nas pirâmides de Gizé, no Egito

Ricardo Stuckert/Presidência
2 de 3

Lula e Janja em visita à Esfinge, no Egito

Ricardo Stuckert/Presidência
3 de 3

Lula e Janja no museu ao lado das pirâmides de Gizé, no Cairo, Egito

Ricardo Stuckert/Presidência

Equilíbrio de agendas

O giro pela África é a primeira viagem internacional de Lula este ano, que trabalha para conciliar as demandas internas e externas. No Brasil, há a necessidade de organização política para as eleições municipais, em um contexto no qual o PT ainda não emplacou nomes competitivos em grandes colegiados eleitorais.

Dessa forma, o partido ao qual o presidente é filiado tenta estratégias para compor chapas, como é o caso de Marta Suplicy (PT) como vice na candidatura de Guilherme Boulos (Psol) para a prefeitura de São Paulo.

Além das eleições, o chefe do Executivo precisa aparar arestas na relação com o Congresso Nacional. Antes de viajar, Lula se encontrou com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, dias após uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Já no campo internacional, este ano é o da presidência do Brasil no G20, o Grupo dos Vinte. A liderança irá até novembro.

Para trabalhar na conciliação, Lula articulou encontros com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em Brasília. As reuniões estão previstas para março.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?